Chatbot: Atendimento Automatizado e Personalizado
Ferramenta de comunicação automatizada, tendência no mundo digital em razão da sua eficácia e agilidade no atendimento ao cliente.
Ferramenta de comunicação automatizada, tendência no mundo digital em razão da sua eficácia e agilidade no atendimento ao cliente.
Os chatbots são ferramentas baseadas em inteligência artificial, capazes de processar um grande volume de informações com rapidez. Chatbot vem da combinação de "chat" que significa conversa + "bot", que vem a ser robô. É uma solução digital que simula um ser atendente humano. Normalmente o chatbot é implantado com o objetivo de automatizar as respostas de perguntas corriqueiras - aquelas perguntas que são perguntadas várias vezes por várias pessoas. O grande desafio é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um computador.
Os fluxos de conversação podem ser desenvolvidas com base na necessidade da empresa ou de acordo com o que os clientes buscam.
O processo de comunicação se tornará cada vez mais ágil e qualificado e o atendente não precisa lidar com processos repetitivos.
Enquanto os colaboradores descansam, o chatbot está ativo 24h resolvendo os problemas das pessoas que aproveitam horários alternativos para buscar soluções na internet.
Além de interagir, gerar lead, agendar, atender, guiar o lead o chatbot pode atender vários clientes ao mesmo tempo.
O chatbot otimiza processos repetitivos, diminui o tempo de espera, auxilia na jornada de compra do cliente, entre muitas outras vantagens.
Os SACs são os que mais usam chatbots, principalmente para questões iniciais ou dúvidas muito comuns. Afinal, a maioria dos serviços de atendimento ao cliente possui dúvidas repetitivas e esses processos podem ser automatizados com inteligência artificial. Porém, vale lembrar que em casos mais complexos, é fundamental a presença de um funcionário, completando o atendimento. Contudo, certamente esse funcionário gastará menos tempo, já que grande parte das dúvidas foram respondidas pelo chatbot.
Dentro da área do marketing, os chatbots são muito importantes, principalmente se você trabalha com uma estratégia de inbound marketing ou marketing de conteúdo. Os bots podem entreter seu público e oferecer muitos conteúdos para quem está começando a conhecer a sua empresa ou o seu nicho, interagindo com eles de uma maneira completamente diferente.
Nem sempre seus clientes ou leads desejam instalar um aplicativo para poder falar com a sua empresa. Os chatbots são uma alternativa, funcionando como um verdadeiro canal de relacionamento aproveitando aplicativos de conversa que os usuários já possuem, como o Messenger do Facebook, o Telegram, o Gtalk e assim por diante. Além disso, você reduz a curva de aprendizado. Ou seja, como as pessoas já conhecem esses aplicativos, as chances de elas interagirem com o seu robô aumentam, melhorando a usabilidade da tecnologia.
A comunicação interna também pode ser favorecida com o chatbot. Basta criar robôs com acesso restrito a equipes e integrá-los nos softwares de trocas de mensagens entre grupos fechados, por exemplo o Slack. Nesse caso, você pode tanto criar conversas entre pessoas, como usar o chatbot para enviar respostas automáticas ou dados específicos, melhorando a comunicação entre as suas equipes, principalmente para quem trabalha com freelas ou remotos.
A Natura desenvolveu um chatbot para aumentar as vendas pelo Facebook, a Avon criou um programa focado nas futuras e atuais revendedoras e a Localiza Hertz permite que você alugue um veículo pela própria fan page no Facebook. Como você viu, existem inúmeras possibilidades de usar um chatbot no seu negócio. O importante é definir muito bem qual será o objetivo com o uso dessa tecnologia e pensar em qual tipo de chatbot você deverá investir.
É a etapa do conhecimento, onde ocorre o primeiro contato.
Após avaliar as necessidades do cliente, enviamos a proposta.
É o ponta-pé! Quando o inicia-se a execução do projeto.
Momento em que os designers dão início a criação do protótipo.
Apresentação do protótipo para análise do cliente.
Dá-se início a programação do projeto, transformando-o em página da web.
Início da inclusão de copies e imagens, bem como realização de testes.
Com tudo pronto é hora de lançar o projeto no ar!
Criação de websites de alta performance otimizados para mecanismos de buscas.
Saiba maisChegou a hora do seu negócio derrubar as barreiras geográficas. Venda para todo o Brasil!
Saiba maisDesenvolvimento de sistemas web sob medida para organizar as informações e as tarefas do dia a dia da sua empresa.
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