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Prova e Prova Social

Aprenda a usar o instinto humano a seu favor

Você para em uma esquina com duas sorveterias. A da direita está vazia; a da esquerda está cheia, com uma fila grande na entrada. Como seu subconsciente age? Automaticamente você assume que a sorveteria da esquerda é mais interessante. Num primeiro momento não é possível saber o real motivo, mas aquilo lhe deixa curioso e, portanto, você embarca na sorveteria que está cheia, porque de certa forma você acredita ser a melhor sorveteria. A Prova Social.

De repente você está na fila pra entrar na sorveteria e percebe que algumas pessoas estão comentando sobre os sorvetes e milkshakes. São comentários bons a respeito desses produtos que te induzem a querer comprá-los. "Os sorvetes são deliciosos"; "os milkshakes são os melhores da cidade", etc. A Prova.

A Prova Social tem um aspecto coletivo, como o próprio nome sugere. Ela é um gatilho mental que nos proporciona atalhos para tomarmos decisões rapidamente, pois não há tempo para analisar tantas informações. Como os animais, nós também agimos por instinto, portanto, é, também, um gatilho mental de sobrevivência. Um grupo de gnus, por exemplo, pode correr por dois motivos possíveis:

  1. talvez algum gnu avistou comida, ou;
  2. talvez alguém gritou: "— Tem um leão aqui!".

Quando um corre. Todos correm para o mesmo lugar. É o instinto agindo: "— Apenas corra!". Diferente dos animais, temos a capacidade de analisar os motivos que nos levaram a tomar determinada decisão.

Na prática

Quando você vai visualizar um vídeo no YouTube, por exemplo, automaticamente o seu olho bate no número de visualizações daquele vídeo. Isso te dá uma noção de que aquele vídeo pode ser bom. Certo? Isso é Prova Social. Quando você lê os comentários daquele vídeo é possível ter mais clareza. Isso é Prova.

Quando você visualiza uma publicação com um grande número de "likes", é possível que você pare tudo que está fazendo para focar a atenção naquilo. É tipo isso: "— Opa, aqui tem algo interessante! Deixe-me ver o que é!". Pode ser que seja algo muito bom. Ou algo muito ruim. Aquilo desperta curiosidade. O aglomerado de pessoas chama a atenção, logo, existe uma grande possibilidade de mais pessoas se aproximarem daquilo, em palavras certas: se engajarem.

Note que a Prova Social está relacionada com o volume de pessoas; enquanto que a Prova está relacionada com a qualidade do envolvimento, ou seja, há uma característica peculiar - são opiniões. O uso conjunto de ambos os gatilhos é uma arma poderosíssima para gerar decisões de compra.

Procure engajar pessoas com assuntos relevantes - que sejam úteis para elas - no seu blog, nas redes sociais, no seu canal de vídeos que você poderá experimentar esses dois grandes gatilhos. Engajamento gera engajamento, e acima de tudo, você se tornará autoridade naqueles assuntos. Ao se tornar autoridade, tudo que dissemos é tomado como verdade.

Em seu site institucional procure colocar depoimentos de clientes que usam os seus produtos ou estão muito satisfeitos com os seus serviços. Isso pesará muito na hora do prospecto decidir comprar de você - note que estou falando apenas de Prova. Se você tiver muitos seguidores/fãs no Facebook, por exemplo ou no seu canal do Youtube, vale incorporar os botões de Like (Facebook) e Inscrição (Youtube) em partes estratégicas do site, já que isso fará com que as pessoas parem e se questionem: "Porque tanta gente envolvida? Quero saber mais!" - Prova Social.

Até breve!

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