Eram 9 horas da manhã, enquanto a Simone limpava a casa, sua filha Joana de 10 anos acabava de acordar. A mãe lhe deu bom dia e ela, com os cabelos todos bagunçados respondeu “dia mãe”. Simone deu um sorriso e continuou a limpar a casa enquanto Joana ia ao banheiro para escovar os dentes. Ao sair, Joana ouviu na TV uma receita de pudim e logo pediu sua mãe: “Mãe, faz pudim pra mim?”, sua mãe paciente disse que faria após arrumar a casa, porém ela teria que limpar a louça. A vontade de comer pudim era bem maior que a preocupação de limpar a louça, então Joana concordou.
E assim aconteceu, Simone terminou de arrumar a casa e começou a fazer o pudim. Um dos passos era a calda, e ficou caprichado, derreteu o açúcar na água, até pegar o ponto certo e depois fez aquele belo pudim e colocou para cozinhar. “Hummm, mal posso esperar para comer…”disse Joana. A mãe deu um sorriso e disse: “Agora você já pode começar a cumprir o que combinamos. É hora de começar a limpar a louça.”. Joana até tentou soltar um “ahh maaanheee” mas não teve jeito, começou a lavar. Joana então percebeu que havia uma colher com calda grudada que não soltava de jeito nenhum, a mãe de longe observava as tentativas sem sucesso de sua filha. Tentou com a unha, tentou com outra colher, tentou com uma faca e quase se cortou, esfregava com esponja de aço e nada da bendita calda sair. Toda força empregada na tal colher era em vão. Sua mãe já aguardava e o chamado veio: “maaaanheee, não quer sair essa calda da colher. Acho que você estragou a colher.”. A mãe sorriu e disse: “Nem tudo é força minha filha, as vezes é apenas jeito”. Então Simone pegou a colher, colocou em um copo com água e disse: “Pronto, agora é só aguardar que irá soltar”. A filha olhou meio desconfiada, mas resolveu aguardar para ver enquanto lavava as demais louças.
Passado 5 minutos a colher estava praticamente limpa, sem nenhuma calda grudada, bastava lavar normalmente para remover o excesso de açúcar e tudo estava pronto. Ao término da limpeza e do aprendizado o pudim ficou pronto e bastava aguardar que esfriasse para comer. Após o almoço ambas saborearam o pudim e discutiram sobre o aprendizado recebido.
No nosso dia a dia isto também ocorre, muitas vezes tentamos usar "técnicas de força” para atingir nossos objetivos em vez de ouvir a voz de alguém com mais experiência e fazer as coisas do jeito certo. Sabe aquela tampa de remédio que precisa apertar antes de girar? Pois é, quem de nós nunca tentou abrir fazendo força e alguém veio e abriu fácil fácil? Ficamos com a cara no chão... Quem já tentou sem sucesso girar um parafuso com a chave errada e logo apareceu alguém para abrir com a chave certa? Se isto acontece na nossa vida pessoal, imagine no dia a dia de empresas. Grande parte das empresas gastam em técnicas obsoletas visando atingir quantidade de pessoas em vez de atingir o público certo. Usemos como exemplo o Facebook, você prefere ter 1.000 seguidores e 1 venda no mês ou ter 10 seguidores e 10 vendas? Você quer ter 10.000 visitas por mês em seu site e não vender nada ou quer receber 100 visitas e receber 50 vendas? Você quer utilizar a força ou o jeito certo?
Quer outro exemplo? Em nossa empresa recebemos vários clientes que simplesmente investem muito no Google Adwords porém utilizando as palavras erradas e acabam conseguindo pouquíssimo ou nenhum retorno do valor investido. A sensação que eles tem é de que o Adwords não funciona, ou que é necessário investir muito além do que eles investem para obter retorno e acabam achando que não vale a pena. Outra coisa que ocorre bastante é que eles acabam atraindo, mas não preparam o site para converter o visitante em cliente, o que é pior. Dá um desespero receber centenas de pedidos de orçamento e não vender nada, faz você repensar todo o seu plano de marketing, toda a estratégia de vendas e até repensar se vale a pena continuar vendendo aquele produto/serviço.
Se você se identificou com algum dos exemplos acima vou deixar aqui um link com 5 dicas que poderão ajudar sua empresa a dar os primeiros passos na utilização da técnica em vez da força, e que se aplicadas da forma correta, farão uma verdadeira transformação digital.
Clique aqui para ver as 5 dicas
Ahh, olhou o pudim e deu vontade de fazer também? Vou deixar aqui uma receita deliciosa. Clique aqui para acessar.
Gostou desta publicação? Clique aqui para ser avisado sobre as próximas publicações, dicas e oportunidades.