Em setembro de 2016 nos mudamos para uma casa maior. Precisávamos de mais espaço pra viver melhor, pois já tínhamos o Pedro (2 anos) e minha esposa estava grávida da Helena já faziam 6 meses. A casa anterior só tinha um quarto e os problemas estariam apenas começando, caso resolvêssemos ficar por lá.
Na mudança peguei as caixas de brinquedos que o Pedro já não brincava mais, há muito tempo, e ele, curioso, pediu pra ver o que tinha dentro dessas caixas. Mostrei e ele enlouqueceu, pois queria aqueles brinquedos como se nunca tivesse brincado com eles.
Eu disse que não daria a caixa e que na casa nova ele poderia brincar com os brinquedos, pois estávamos na correria, trabalhando, carregando o caminhão com tudo que tinha dentro da antiga casa. Ele, desapontado, chorou e ficou triste, pois passou a querer aqueles brinquedos que há algum tempo ficaram abandonados.
Foi aí que lembrei do fato de ver um monte de brinquedos espalhados pela casa. Da época em que ele não tinha interesse algum pelos brinquedos. Claro, tudo faz sentido. Quando ele tinha, não havia interesse pelos brinquedos. Agora que está tudo encaixotado, e não está a disposição dele, ele quer e muito.
“Para amar qualquer coisa, basta perceber que ela pode ser perdida”. – G. K. Chesterton
Porque valorizamos o ouro? Porque é escasso. Em alguns países a água é mais valorizada que aqui. Note o quão importante é a escassez para desejarmos algo. Se por ventura nos faltar água, passaremos a valorizar muito mais. A abundância afasta a possibilidade de enxergarmos o valor das coisas. Em suma, quanto mais raro, maior é o valor daquele bem. Quanto mais difícil é o acesso a algo, maior é o desejo de querer aquilo.
A escassez nos coloca em uma situação de urgência e é uma das piores sensações que o ser humano pode ter: perda da possibilidade de optar por algo. Isso faz com que esse gatilho se torne algo poderoso, e, portanto, é possível aumentar consideravelmente as conversões se soubermos usar essa técnica adequadamente.
Alguns exemplos:
- "Aproveite, pois a promoção vai acabar amanhã!";
- "Existem apenas 50 vagas. Corra e garanta a sua!";
- "Você ganha um bônus a mais se comprar até este final de semana";
- "Após os 20 primeiros produtos vendidos, o desconto irá acabar".
E aí? Faz sentido pra você? Comente e compartilhe!